30 anos do PCE (Programa de Cooperativismo nas Escolas)

O programa de cooperativismo nas escolas, chamado também de PCR, surgiu lá em 1993. Já são 30 anos de construção de uma proposta de pensar a educação cooperativista a partir da prática de estudantes. Os alunos constroem cooperativas e, a partir da sua experiência prática de vivência do cooperativismo, passam a construir uma consciência cooperativista.

Continue lendo30 anos do PCE (Programa de Cooperativismo nas Escolas)

Acabar com a “loucura” da soja

  • Categoria do post:Notícias

Parar com a “loucura da soja” — A Agroecologia no Brasil   Bem-vindos a mais um episódio de "Comer o quê?", o podcast da Coordenação Agrária de Hamburgo. O meu nome é Mireille e hoje eu gostaria de acompanhar vocês ao Brasil. O País é considerado o mais importante no cultivo de soja. A soja é cultivada em uma área do tamanho da Alemanha, e grandes quantidades dela são destinadas a animais na Europa. As consequências sociais e ecológicas são imensas e, apesar da crise climática, não…

Continue lendoAcabar com a “loucura” da soja

Congresso da Terra 2022 – De volta à terra: juntos pela mudança agrária e alimentar!

  • Categoria do post:Notícias

Tradução para o português da conferência realizada de forma remota. Angela Küster: Olá, bom dia, eu estou muito satisfeita por começarmos hoje com o segundo dia, abordando a agroecologia como uma alternativa à agricultura convencional. Estou muito feliz em receber aqui o Dr. Antônio Andrioli. Ele é um filósofo com uma formação multidisciplinar e que trabalha em diferentes campos científicos. É especialista em Cooperativismo e doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Osnabrück. Com isso, ele tem um domínio muito bom da língua alemã e eu…

Continue lendoCongresso da Terra 2022 – De volta à terra: juntos pela mudança agrária e alimentar!

Universidade Pública e Popular – Escritos sobre a UFFS

  • Categoria do post:Livros

A arma mais poderosa já inventada tem um nome: Educação. Ela é capaz de mudar o mundo e de fazer tremerem os tiranos. Diferentes regimes autoritários tentaram e tentam a todo custo destruí-la. Entretanto, a Educação resiste porque é da natureza humana resistirmos e lutarmos por tudo aquilo que nos impulsiona rumo aos nossos sonhos. A predisposição de abrir as portas da universidade para a participação da sociedade e de abraçar as grandes causas da humanidade como pautas para a construção do conhecimento é a marca registrada…

Continue lendoUniversidade Pública e Popular – Escritos sobre a UFFS

Religiosidade e mística no movimento de mulheres agricultoras

  • Categoria do post:Notícias

O livro já pode ser adquirido em várias livrarias e também no Site da editora Appris Quem adicionar o cupom MULHER20 ganha 20% de desconto! O lançamento online do livro foi realizado no dia 03/05/2022 e está disponível no Canal do Youtube O lançamento presencial foi realizado no dia 11/05/2022 na Linha Rolador Alto, em Santo Cristo - RS:   Mais informações sobre o livro: Matéria no site da UFFS Jornal Correio do Povo do Paraná   Looking for keratin protein and couldn't find it? The best is in front of you right…

Continue lendoReligiosidade e mística no movimento de mulheres agricultoras

Reportagem do Jornal Hoje sobre apreensão de agrotóxicos

  • Categoria do post:Notícias

Trata-se basicamente de dois produtos: o inseticida Benzoato de Emamectina e o herbicida Paraquat, coincidentemente de propriedade da maior empresa da indústria farmacêutica mundial, a Syngenta, recentemente adquirida pelo grupo chinês ChemChina. Coincidentemente, também a origem dos cultivos transgênicos no Brasil tem origem em sementes de soja contrabandeadas da Argentina. E um dos primeiros milhos transgênicos liberados no mercado foi produzido, coincidentemente, pela Syngenta. O Benzoato de Emamectina vem sendo usado para combater lagartas que não morrem mais com a toxina produzida pelo Bacillus thuringiensis, cuja bactéria…

Continue lendoReportagem do Jornal Hoje sobre apreensão de agrotóxicos

Homenagem à mãe Irena Maria Weyh Andrioli

  • Categoria do post:Notícias

HOMENAGEM À MÃE IRENA MARIA WEYH ANDRIOLI: uma mulher de fé que nos deu a vida de presente!     Durante todo esse tempo extremamente dolorido em que estivemos nos despedindo de você, mãe, há uma pergunta que queríamos muito responder: como podemos te manter viva, se agora é somente o teu corpo, sem vida, que está presente entre nós? Mas essa resposta existe: nós iremos te manter viva em nossa memória, em todos os dias da nossa vida!   E em tua longa enfermidade, foi logo…

Continue lendoHomenagem à mãe Irena Maria Weyh Andrioli

Professor da UFFS é homenageado em evento no Assentamento 8 de junho

  • Categoria do post:Notícias

Professor buscou recursos para reconstruir e ampliar o pavilhão da comunidade A Associação do Assentamento 8 de junho promoveu no último domingo (14) uma homenagem ao professor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, pelo auxílio na busca de recursos para reparar danos provocados por um vendaval ocorrido em 2019, em que vários imóveis foram danificados, além de propriedades e o barracão do assentamento. No assentamento 8 de junho é onde fica localizada a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.  Com a situação ocorrida no assentamento, o professor Andrioli,…

Continue lendoProfessor da UFFS é homenageado em evento no Assentamento 8 de junho